Neste caso todos os componente do veículo tem suas funções específicas cada um tem um grau de importância,mais o item indispensável e que tem um grau altísssimo de responsabilidade são os freios.
Pesquisas já comprovaram que em muitas falhas de freio são por falta de manutenção,todos devemos cuidar deste item com bastante atenção.
O funcionamento entre um sistema de veículos pesados e um automóvel de passeio são semelhantes mais as semelhanças para por ai,num veículo pesado é necessário que a eficiência de frenagem seja maior devido ao tamanho e peso do veículo,no automóvel é mais atuação do que eficiência,isto não quer dizer que é menos eficiente que o outro.
Ambos os sistemas tem que ser eficientes.
O sistema a ar funciona da seguinte maneira: Existem diversas marcas e modelos em si todos são semelhantes,as marcas mais conhecidas do mercado são: Knorr-Bremse e Wabco.
Funcionamento:
O compressor comprime o ar e o envia para o regulador de pressão,que é responsável pela pressão de trabalho no sistema assim,jogando para fora o excesso produzido pelo compressor.
Depois desta etapa a pressão é regulada e distribuida para os quatro circuitos independentes através da válvula de proteção de quatro circuitos.
A distribuição do ar comprimido é feita separadamente,uma via é destinada para os freios traseiros,outra via para os freios dianteiros,uma outra para o freio de estacionamento e a outra via para acessórios como buzina e freio motor do caminhão.
Tudo isso impede que o sistema fique sem assistância e quando uma das vias é obstruída ou avariada havendo algum deste fatores as demais vias são bloqueadas para evitar perda de pressão em caso de vazamentos.
A válvula de quatro vias visando aumentar a segurança prioriza o carregamento dos circuitos de freio de serviço dianteiro e traseiro, já sistema do acessório e do freio de estacionamento é priorizado por último,assim evitando a saída do veículo sem ar nestes circuitos.
O circuito de freio de serviço é chamado de duplo pois o ar fica retido na alimentação da válvula de comando e só é liberado quando o pedal do freio é acionado.
Se ocorrer uma perda ou queda na pressão no circuito dianteiro o traseiro continuará funcionando normalmente.
Quando o motorista alivia o pé do pedal de freio o ar utilizado é jogado na atmosfera através da descarga,simultaneamente o compressor está repondo o ar consumino no sistema de freio.
O freio de estacionamento possui uma alimentação independente do freio de serviço e quando o motorista
movimenta a alavanca de comando ( manequim ) libera o ar que atuará nas câmaras de freio de estacionamento,que por sua vez,movimentará o excêntrico em forma de "S", liberando as rodas do veículo.
Se houver queda da pressão na via de estacionamento por exemplo,as sapatas se abrem e bloqueiam as rodas.
Função dos Componentes:
Válvula reguladora de pressão: Responsável por limitar a pressão máxima ou mínima do sistema de freios.
Elemento secador: Responsável pela secagem do ar no sistema de freios,elimina as partículas de água que se formam em todo sistema.
Abaixo do elemento secador o reservatório de regeneração que através da descarga da válvula elimina a umidade retida pelo elemento secador.
Válvula de proteção: Contendo 4 circuitos sua função é de isolar um circuito do outro em caso de
problemas e evita que o veículo saia sem ar.
Esta peça pode até ser encontrada com 6 saídas.
Câmara de freio de estacionamento e serviço conhecida tradicionalmente por cuica,seu nome correto é cilindro específico.
Seu funcionamento: Responsável por abrir ou fechar as sapatas assim reduzindo ou parando o veículo.
Válvula moduladora do freio de estacionamento: Libera ou bloqueia totalmente as rodas quando necessário.
Válvula relé: Agiliza o acionamento e a liberação das sapatas de freios traseiros.
Entrada nº 1 corresponde a entrada de ar.
Entrada nº 2 corresponde a saída de ar.
Entrada nº 3 corresponde a descarga do ar.
Entrada nº 4 entrada sinal
Válvula de descarga rápida: Responsável por agilizar a liberação das sapatas de freio do veículo.
Cilindro reservatório: Armazena todo o ar utilizidado no sistema,na foto observe onde são fixadas as mangueiras do sistema.
Esta foto trata-se de uma miniatura de caminhão,mostrando a disposição do cilindro fixado na longaria do caminhão.
Gostaria de saber se quando o freio é acionado para realizar uma parada do veículo, o que realmente faz o acionamento da alavanca que acionará o S, é somente a pressão da mola ou se é a mola em conjunto com pressão de ar ou se é somente pressão de ar?
ResponderExcluirse puder responder por e-mail, é olaci_fp@ig.com.br
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Para o freio de estacionamiento é so a mola.
ExcluirEspero ter ajudado.
somente o ar amigo as molas servem para voltar a aste que aciona o S ja no estacionario a mola é que freia e o ar libera....
ResponderExcluirBom dia, ok entendi, o freio é acionado por ar e o estacionário acionado pela mola, obrigado.meu novo e-mail ferroaposentado@gmail.com
Excluirmeu caminhao so faz ar pra um balao o outro nao enche.o q pode ser? e outra so ficou freio na dianteira
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O problema é na válvula de circuitos ou na de retorno (retenção) Celso Berilo OK?
ResponderExcluirmeu caminhao não aciona o estacionamento direito msm com a alavanca acionada os freio regulados lonas e tambor novos o caminhao comtinua a andar oq pode ser?
ResponderExcluirja reparou se não tem molas quebradas nas cuicas......
Excluirestou quase louco com meu caminhão (volvo NL10 340) a valvula 4 vias libera ar nas 4 vias e não carrega mais que 4 kilos fica sem embreagem e freio pela falta de ar... me ajudem amigos.
ResponderExcluirolha a regulagem da regulador de pressao as vcs ela nao esta regulada pra carregar os 8 kg
Excluirolha a regulagem da regulador de pressao as vcs ela nao esta regulada pra carregar os 8 kg
Excluirolha a regulagem da regulador de pressao as vcs ela nao esta regulada pra carregar os 8 kg
ExcluirAmigo eu vou montar um diferencial com cuica no meu mb 1113 tem um esquema pra montar as partes de ar canos válvulas etc. Vc poderia me ajudar.
ResponderExcluirAmigo eu vou montar um diferencial com cuica no meu mb 1113 tem um esquema pra montar as partes de ar canos válvulas etc. Vc poderia me ajudar.
ResponderExcluirmeu caminhao e um worker (fuscao) 24.220 fiquei parado uns dias e agora carreguei o ar soltei o maneco e continua preso... o que pode estar acontecendo
ResponderExcluirmeu mercedes 710 ta soltando o ar e não vai pra frente e nem pra tras ,o que pode ser?
ResponderExcluirmesmo defeito aki ... acharam?
ResponderExcluirBem bacana o processo de uma valvula de descarga
ResponderExcluirBem objetiva as respostas!
ResponderExcluirAmigo do fuscão!verifique valvula descarga rápida e depois manete.
ResponderExcluirOla amigo alguem poderia me ajudar tenho um caminhao 2013
ResponderExcluirQue demora muito pra encher os baloes ja troquei cabecote aneis
Valvula quatro circuito e nada.
estou com scania 113 solto freio estacionamento,demora pra liberar caminhao e ao mesmo tempo libera ar valvula distribuidora freia a carreta atravez mangueira servico alguem pode me ajudar
ResponderExcluirOque pode ser quando a luz do painel do atego 1719 não esta acedendo quando puxa o maneco
ResponderExcluirBoa tarde vcs poderiam me passar o esquema de adaptação de freio a ar no 1113 nas rodas trazeiras?
ResponderExcluirBoa dia freio de mão dó Scania não funciona
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